Inscrições de Embarcações
6 de junho de 2017

ARRAIS AMADOR

Para fazer sua carteira de arrais amador,  renovar ou para solicitar 2ª via são necessários os seguintes documentos:

1) 1ª Habilitação:
– Cópia da Carteira de Identidade e CPF (autenticadas).
– Atestado médico que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações caso existam ou cópia autenticada da CNH – Carteira Nacional de Habilitação, dentro da validade.
– Guia de Recolhimento – GRU cobrança no site (www.dpc.mar.mil.br) no valor de R$ 40,00.
– Cópia do comprovante de residência (água, luz ou telefone como no máximo 30 dias de emissão).
– Atestado de treinamento para Arrais-Amador/Motonauta (6hs para Arrais Amador e 3hs para Motonauta emitido por Escola Náutica cadastrada). (clique aqui)
– Preenchimento do requerimento conforme o arquivo (clique aqui).

2) Renovação ou 2ª via:
– Cópia da Carteira de Identidade e CPF (autenticadas).
– Carteira Vencida – ORIGINAL – (quando for renovação).
– Declaração de Extravio (Quando for o caso) com firma reconhecida.
– Boletim de Ocorrência (BO) em caso de roubo/furto.
– Atestado médico que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam ou cópia autenticada da CNH – Carteira Nacional de Habilitação, dentro da validade.
– Guia de Recolhimento – GRU cobrança no site (www.dpc.mar.mil.br) no valor de R$ 50,00.
– Atestado de treinamento para Motonauta (3hs para Motonauta emitido por Escola Náutica cadastrada), caso amador queira pilotar Motoaquática .(clique aqui)
– Preenchimento do requerimento conforme o arquivo (clique aqui).
OBS: A partir de 30 de maio de 2017, após transcorridos dois anos do vencimento da carteira de habilitação de amador (CHA), o interessado que desejar renová-la, deverá submeter-se a novo processo de inscrição na categoria pretendida para realização de um novo exame escrito/eletrônico..
PROCEDIMENTOS PARA O EXAME DE ARRAIS-AMADOR/MOTONAUTA
a) O exame para essas categorias será constituído de uma prova escrita que consistirá de um questionário com 40 perguntas do tipo múltipla escolha, e terá a duração máxima de duas horas.
b) Será aprovado o candidato que alcançar um percentual de acertos igual ou superior a 50%.
c) Para a realização da prova, o candidato deverá portar o protocolo de inscrição e carteira de identidade.
d) O candidato poderá utilizar durante a prova o seguinte material:
1) caneta esferográfica azul ou preta; e
2) material de desenho: lápis ou lapiseira, régua, um par de esquadros ou régua paralela, transferidor, compasso e borracha.Programa para o exame de Arrais-Amador
A prova abordará os seguintes assuntos:
1) Luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo.
2) Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais de perigo e sinais diversos.
3) Manobra de embarcação: atracar, desatracar, pegar a bóia, manobra em espaço limitado com emprego de um e dois hélices, identificação, classificação e nomenclatura de embarcações miúdas e leme e seus efeitos.
4) Conhecimentos Gerais de:
– Combate a incêndio, incluindo a identificação e manuseio correto de extintores;
– Primeiros socorros;
– Noções de sobrevivência e segurança no mar, rios, lagos e lagoas.
5) Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA – Decreto no 2596/98) e NORMAM-03/DPC.
6) Noções de comunicações na navegação interior: equipamentos, procedimentos, freqüência de socorro, chamada e trânsito.
7) Noções de sobrevivência no mar.Bibliografia Recomendada
Obs.: Os títulos abaixo especificados não esgotam a literatura a ser consultada pelo candidato.
b) Manual do Veleiro e Arrais-Amador, de MOACYR BASTOS ROLSZT e ELIANE TEIXEIRA ROLSZT.
c) Navegar é Fácil, de GERALDO LUIZ MIRANDA DE BARROS.
d) Navegue Tranqüilo de HILVIR W. CATANHEDE.
e) Sobrevivência no Mar de Celso AJ. de Rezende, Editora Catau Ltda.

PROCEDIMENTOS PARA O EXAME SOMENTE DE MOTONAUTA
a) O exame para essa categoria será constituído de uma prova escrita que consistirá de um questionário com 20 perguntas do tipo múltipla escolha, e terá a duração máxima de 1 hora e 30 minutos;
b) Será aprovado o candidato que alcançar um percentual de acertos igual ou superior a 50%; e
c) Para a realização das provas, o candidato deverá portar o protocolo de inscrição e carteira de identidade.

Programa para exame de motonauta
A prova abordará os seguintes assuntos:
1) Luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo
3) Primeiros Socorros.
4) Conhecimento básico das infrações preconizadas na RLESTA – Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Decreto no 2596/98).

Bibliografia Recomendada
a) Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar – www.cartasnauticasbrasil.com.br.
b) Navegar é Fácil, de GERALDO LUIZ MIRANDA DE BARROS.
c) Navegar Tranquilo Vol. 1, de HIVIR W. CATANHEDE.

Os comentários estão encerrados.