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Os cabos principais de amarração são:
Uma embarcação com hélice apenas, com rotação no sentido horário, com leme a meio, com seguimento (movimento) para ré, a proa tenderá a guinará para:
Uma embarcação com um hélice apenas, com rotação no sentido anti-horário, com leme a meio, com seguimento (movimento) para ré, a proa guinará para:
Numa atracação com vento ou corrente, paralelos ao cais, deverei aproximar:
O tempo que uma embarcação leva para afundar depende da sua:
A ligação da âncora (ferro) ao barco para que se possa fundear, quando é constituído de elos de correntes, chama-se:
A PEÇA DE FORMA ELIPTICA,QUE PODE SER ABERTA OU FECHADA,E QUE SERVE DE GUIA PARA OS CABOS DE AMARRAÇÃO CHAMA-SE:
Com relação ao comportamento e atuação do leme em uma embarcação é correto afirmar que:
Para evitar as possíveis pancadas do costado contra o cais podemos passar (pendurar) pela borda do barco que está atracado algumas peças macias de borracha, ou outro material, chamadas de:
Qual dos pontos, dentre as alternativas abaixo propostas, NÃO é essencial para a escolha de um bom ancoradouro?
Para desatracar a embarcação devemos, como regra geral:
Espia que sai da embarcação perpendicularmente ao cais:
Para se largar de um cais, com vento e corrente pela proa, deverei:
O comprimento da amarra a ser largada (filame) em um fundeia em que a demora for maior, em caso de bom tempo e mau tempo, respectivamente, será de:
Em que ponto do barco deve ser fixado (presa) a amarra quando o barco está fundeado?
Correr com o tempo significa:
As âncoras são peças metálicas que servem para:
Nunca devemos:
Qual das correlações abaixo está totalmente correta?
Quando em mar ruim, para vencer as ondas grandes, deve-se acelerar e desacelerar o motor da
seguinte forma:
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Simulado 02
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Para fundear devemos:
A linha de arrebentação das ondas, ou no caso de lagos e lagoas onde se inicia o espelho d’água, é chamada de:
O movimento de uma embarcação motorizada, para vante ou para ré, é causado diretamente:
Quando uma frente fria se aproxima podemos prever que o tempo:
São partes de uma embarcação:
A peça giratória (roda de leme) que,quando acionada (girada) para a esquerda ou direita,movimenta o leme também é chamada de:
Dentre as alternativas abaixo, assinale que tipo de tença (fundo) deverá ser escolhido para o fundeio da nossa embarcação para que a ancora permaneça bem firma, sem sair do local em que foi lançada?
Durante um fundeio, havendo possibilidade de chegada de mau tempo, devemos:
Em águas brasileiras, em que horário a bandeira nacional devera ser içada na popa das embarcações (exceto miúdas)?
O leme de um barco. Posicionado na popa, Dara a direção desejada para um barco quando giramos o timão para a direita, um barco em movimento também tomara a direção de boreste e o leme terá um ângulo
O peso da água deslocada por um barco em águas calmas, que e expresso em unidades de toneladas nos países de sistema métrico decimal é chamado de:
Para atracar com vento e/ou correnteza perpendicular ao cais devo me aproximar do cais:
O que são espias e para que servem?
Qual das condições abaixo não é característica de um bom fundeadouro:
Embarcações de propulsão a motor ou a vela poderão se aproximar da linha base para fundear, caso não haja nenhum dispositivo contrario estabelecido pela autoridade marítima competente. toda aproximação devera ser feita:
Diz-se que um barco com muito peso na proa e popa e pouco peso a meia nau está correndo perigo de quebrar ao meio em caso de enfrentar ondas fortes e altas. nesta situação diz-se que ele está com:
É o nó principalmente usado para emendar cabos de diferentes bitolas:
Para arrancar uma ancora devemos posicionar nosso barco exatamente sobre a ancora e arranca-la quando a amarra estiver no sentido vertical. este ato de arrancar a ancora do fundo é chamado de:
Qual das condições abaixo não é característica de um bom fundeadouro?
As qualidades náuticas de um barco são:
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Simulado 03
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Um barco com muito peso a meia nau e pouco peso na proa e popa pode vir a quebrar ao meio em caso de tempestade. Nesta situação diz-se que ele está com:
Como se chama o ato de amarrar uma embarcação ao cais ou trapiche?
Quando uma âncora está bem firme e bem presa ao fundo diz-se que ela está:
Se um barco está abicado, ele está com:
Para atracar dever-se, em regra geral, manobrar da seguinte forma:
A curva que a embarcação faz quando o leme esta para um dos bordos a um determinado grau considerado padrão e a uma determinada velocidade padrão, chama-se:
Além de outros fatores, a sobrevivência do náufrago depende do período de permanência em função da temperatura da água do mar. No que diz respeito à temperatura ambiente (temperatura do ar), seus efeitos sobre o pessoal estão intimamente ligados:
A principal ocorrência do tempo capaz de alterar a visibilidade ao nível do maré o(a):
Como se chama o ato de soltar a embarcação que está ligada ao cais, passando a mesma à condição de embarcação em movimento?
A regra simples para se determinar a quantidade de amarra que se usa para fundear normalmente
Embarcações de dois hélices, ao se aproximarem para atracação, deverão faze-la com a proa:
Toda manobra deverá ser feita de que forma?
Quando a embarcação é levada pelo vento, maré ou corrente, arrastando pelo fundo sua âncora, diz-se, em linguagem marinheira, que ela está:
O excesso de peso em partes altas da embarcação ou má distribuição de pesos em relação às laterais da embarcação, prejudica a:
A peça de forma elíptica, que pode ser aberta ou fechada, e que serve de guia aos cabos de amarração chama-se:
EVITAR QUE UMA EMBARCAÇÃO ATRACADA ABRA (SE AFASTE) DO CAIS É A PRINCIPAL FUNÇÃO DE UMA ESPIA CHAMADA DE:
QUAL O FATOR QUE, DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, NÃO ALTERA A AÇÃO DA MANOBRA DE UMA EMBARCAÇÃO:
QUANDO NUMA EMBARCAÇÃO DE DOIS HÉLICES, UM DELES DÁ RÉ E OUTRO ADIANTE, COM A MESMA ROTAÇÃO, ESSA EMBARCAÇÃO:
A DISTANCIA VERTICAL DA SUPERFÍCIE DA AGUA ATE O PAVIMENTO PRINCIPAL (NORMALMENTE O CONVÉS) MEDIDA EM QUALQUER PONTO DO COMPRIMENTO DO BARCO NO COSTADO É CONHECIDO COMO:
O ATO DE PARA A EMBARCAÇÃO PRENDENDO-A A UMA ANCORA QUE SERÁ FIXADA AO FUNDO E CHAMADO DE:
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Simulado 04
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A BÓIA DE ARINQUE, QUE É UTILIZADA POR EMBARCAÇÕES DE GRANDE PORTE, SERVE:
COM RELAÇÃO AO LEME, PODEMOS DIZER QUE É UMA:
UMA PROVIDÊNCIA SIMPLES QUE ORGANIZA A EMBARCAÇÃO E A TORNA UM POUCO MAIS SEGURA É “ADUCHAR” OS CABOS. O QUE SIGNIFICA ADUCHAR , NA LINGUAGEM DA MARINHA?
Navegando em condições adversas, dentre as alternativas abaixo, qual a pior condição para uma pequena embarcação de casco em “v” enfrentar as ondas?
Deveremos ter muita cautela ou até mesmo NÃO deveremos nos fazer ao mar se tomarmos conhecimento da chegada de uma frente:
O termo “embarcação com capacidade de manobra restrita” designa uma embarcação que:
Se os tanques da embarcação estão com seus volumes pela metade e há considerável volume de água no porão, a embarcação estará com sua estabilidade sofrendo o efeito de:
Os cabos usados para amarrar uma embarcação no cais, trapiche, porto, etc. são chamados de:
Se um barco está derrabado ele está com:
Em situações normais, quando o hélice de uma embarcação gira para a direita (sentido horário) ele:
Com relação ao hélice, podemos dizer que é uma:
A âncora mais comum, a bordo das embarcações de esporte e recreio, é a:
As peças fixadas aos cais e trapiches que servem para fixarmos as espias das embarcações atracadas chamam-se:
Em um barco atracado, em que situação nós precisamos manter alguém cuidando das espias para ir aumentando ou diminuindo seu comprimento?
Para se suspender de um fundeadouro devemos:
Durante uma atracação devemos nos aproximar do cais formando, entre o rumo do barco e o cais, um ângulo oblíquo e, na medida do possível
Evitar que uma embarcação atracada caia (seja levada) para ré é função de uma espia chamada de:
Quando estamos com o barco se deslocando para vante (para frente), dizemos que o hélice está girando no sentido horário e jogando a água para:
Se eu avistar outra embarcação e tiver certeza de que está havendo risco de abalroamento, a seguinte situação está sendo apresentada:
O que deve ser amarrado na boia circular para facilitar o resgate de alguém?
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Simulado 05
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O cabo que prende a balsa à embarcação só deve ser cortado quando:
O modelo de âncora com grande poder de unhar e que vem tendo ótima aceitação entre embarcações amadoras é o modelo:
Dentre as alternativas abaixo, aponte a que MENOS contribui para a ocorrência de acidentes em embarcações de esporte e recreio:
O peso e tamanho da âncora adequada para um determinado barco está diretamente relacionada(o) a(ao):
As medidas lineares de uma embarcação são:
Qual o fator que, dentre as alternativas abaixo, NÃO altera a ação de manobra de uma embarcação?
Uma embarcação que está alcançando outra tem preferência de passagem, ou não? E como deve se proceder tal manobra?
O procedimento para se pegar uma bóia, a fim de amarrarmos uma embarcação a ela, deve ser:
É um fator que não altera as condições de manobra da embarcação:
Devemos evitar fundear em área:
Na situação de rumos cruzados, quem tem preferência de passagem?
Um veleiro e uma lancha vinham navegando em rumos cruzados, tendo preferência de passagem, o veleiro não manobrou e esperou que a lancha guinasse, enquanto se aproximava rapidamente dela. Houve um abalroamento entre as duas embarcações. Podemos concluir que:
O balizamento que indica perigo isolado, possui as cores:
São perigos à embarcação em águas interiores, exceto:
Se carregarmos uma embarcação miúda com excesso de peso, o que acontecerá com ela?